Tim Ingold – Art, Research and Knowledge

#Ingold #Art #Research #Knowledge

Anotações sobre a apresentação de Tim Ingold sobre arte, pesquisa e conhecimento.

Anotações sobre a apresentação de Tim Ingold sobre arte, pesquisa e conhecimento.

Pesquisa

De acordo com Tim Ingold, a verdadeira pesquisa é o que os artistas estão fazendo. A pesquisa real é entrar nas relações e processos que estão em andamento no mundo, seguindo sua evolução a partir do seu interior. Pesquisa como um tipo de prática experimental.

Experimentos

Experimentos em que cada experimento é na verdade mais do que uma ação feita, mas uma experiência vivida (undergone). Um experimento é uma experiência, algo que é 'sofrido' (undergone) de tal forma que tanto aquele que experimenta quanto as coisas que são experimentadas são transformadas como resultado. De tal forma que a vida continua através da experiência a que se é submetido.

Research é pesquisar de novo, não como uma iteração mas como um itinerário (Deleuze e Guatarri), ela nunca se fecha e sempre abre novos horizontes.

A pesquisa é uma busca pela verdade, e é por isso que ela nunca se fecha. Pesquisa é sobre renovar e menos sobre inovar.

A factualidade das coisas pesquisadas não é o fim da pesquisa, precisamos ir além, porque existe um ponto em que os fatos se voltam para nós e nos dizem como observar o mundo.

A verdade do mundo é algo que só podemos disclose a partir do seu interior. Precisa ser algo que experimentamos da nossa interioridade.

Exemplo: assassinato –> fatos mostram a culpa do assassino vs. a culpa que o assassino sente/vive

Observação participante. As coisas que estudamos começam a nos dizer como observar (atropólogos –> as pessoas (fato observado) ensinam eles a observar).

Knowing from the inside

Pesquisa é um processo de correspondência, ela acontece com o fenômeno que se está estudando e responde a este fenômeno. Estudar com em vez de estudar a. Como um viajante parceiro. Como o amor. Temos que estar apaixonados pelo que estudamos (curiosidade – cuidado). Ouvir e responder o que as coisas estão tendando te dizer. Devolver o que devemos ao mundo. John Dewey, arte e experiência. Como podemos entender precisamente a relação entre o fazer (doing) e o sofrer (undergoing). Esse sofrimento (undergone) sempre transborda para o que você vai fazer depois.

Arte

(28min)

Começamos a quebrar as fronteiras entre fatos e fantasia, verdade e ilusão, real e imaginário.

A verdade está além dos fatos. Ciência pode se tornar pesquisa na medida em que for capaz de ir além da objetividade e seguir o jeito da arte numa correspondência que une experiência e imaginação em assistir (attend) a um mundo que também assiste a nós.

A verdade não é o fato em vez da fantasia, mas está no uníssono da experiência com a imaginação num mundo para o qual estamos vivos e que está vivo para nós.

Educação

Ex (fora) ducare (guiar). Processo de exposição para levar o estudante para fora, para um mundo desconhecido. Educare –> transmission Exducare –> attention

Atenção

Você espera pelo mundo

Attending – waiting upon. Submission. Se submeter, esperar pelo mundo e então responder às suas demandas. Outra maneira:

O mundo espera por você.

A educação da atenção. A maneira com que nossas habilidades perceptivas são afinadas para propriedades particulares do mundo que são importantes para o que fazemos simplesmente através da prática e do treinamento num ambiente.

Um músico que atenta para mínimas diferenças de altura aprende a tocar afinado.

Esse tipo de atenção não é sobre submissão mas sim sobre habilidosa maestria.

Você espera pelo mundo e ele por você

Caminhar: um movimento arriscado, desbalanceado do corpo (você espera pelo mundo – submissão) e então uma atitude de próximo pé, equilíbrio (o mundo espera por você – maestria).

Esse é o movimento da pesquisa.

A maestria segue a submissão.

Dois elementos da educação da atenção são a exposição e o aprender de habilidades.

Conhecimento

Educação como uma prática de exposição (exposure)

Pedagogia pobre

Pobre porque não há um rico conhecimento a ser transmitido.

  1. Nos desarmar

    No modelo normal, o conhecimento é um castelo que criamos para viver dentro e nos proteger do mundo, nos armamos para nos proteger.

    Na pedagogia pobre, nós vamos para fora (exposure), com risco, para o que está acontecendo no mundo, completamente indefensáveis

    Atentamos para o que está acontecendo. Nós vemos justamente por estar nesta posição indefensável.

    • Sabedoria: está aberta para o que está acontecendo no mundo.
    • na educação mainstream, a balança entre conhecimento e sabedoria bandeou desastrosamente para o lado do conhecimento. Precisamos trazer ela de volta, e é aí que entra a arte.
    • Atentando para o mundo, adquirimos sabedoria mais do que conhecimento.

Gerações (no contexto da educação) como fios de uma corda, se sobrepondo (não como camadas geológicas)

(48min)

Conclusão

Como instituir esse modelo? Instituições normalmente vão contra este modelo.

Amador vs. profissional

Prática amadora: faz por amor, não para ter uma carreira. Como ser amador e profissional ao mesmo tempo? Muitas universidades estão completamente comprometidas com administração e mercado.

Repurpose

A sociedade não pode ser entendida como uma arena competitiva!