Luiz Tatit – Canção: prosódia e artesanato
#canção Anotações do lançamento do livro Forma e Formação de Luís Augusto Fischer e Luiz Tatit. 22/03/2023
- Introdução
- Prosódia Fundamental – Zilberberg mais/menos: o acento no plano do conteúdo
- Prosódia Vocal
Por ocasião do lançamento do livro Forma e Formação de Luís Augusto Fischer e Luiz Tatit. 22/03/2023
Introdução
- A importância da relação entre melodia e letra é maior para nós brasileiros
- A inflexão da fala = afeto
- A prosódia não diz respeito apenas às relações entre sílaba, acento, música – isso é o de menos.
- o importante é a entoação e o afeto relacionado
Perenidade
A melodia da fala é descartada. Valéry chama de linguagem utilitária. Na canção, uma melodia é fixada através do processo de musicalização/estabilização para ser repetida. A canção torna perene a melodia.
A canção é a exploração da entoação
Se não escrevemos partitura na composição de canção, é porque o pensamento não é propriamente musical. Para a canção é importante o lado emocional que é fixado na melodia.
Prosódia Fundamental – Zilberberg mais/menos: o acento no plano do conteúdo
As ideias a seguir surgiram de leituras semióticas de Cassirer e sua distinção entre conteúdo sagrado e conteúdo profano. Sagrados são conteúdos enfatizados por uma cultura e que, desta forma, invisibilizam outros conteúdos periféricos. A ideia de acento está localizada no plano da expressão, entretanto, no modelo abaixo a ideia de acento é pensada no plano conteúdo (de maneira semelhante a Cassirer).
- No plano do conteúdo também acentuamos. Cassirer, Linguagem e Mito, p. 108
- O acentuado invisibiliza o derredor (no conteúdo e na expressão). Na expressão, p. ex., quando as notas são agrupadas e só ouvimos as enfatizadas. (?)
- A ideia do modelo é poder medir afetos
Direção do acento (analítico)
Trata-se de um modelo circular. O último elemento está ligado ao primeiro.
- somente menos (extenuação, vacuidade)
- menos menos (restabelecimento)
- mais mais (recrudescimento)
- somente mais (plenitude, às vezes, saturação)
- menos mais (atenuação)
- mais menos (minimização)
somente mais(plenitude, saturação)menos maismais menossomente menosmenos menosmais mais(atenuação)(minimização)(extenuação, vacuidade)(restabelecimento)(recrudescimento)
O acento se refere à apreciação (ex. de diferentes apreciações de um filme). Trata-se de intensidade. São quantificações subjetivas mas exatas. Podemos distinguir com exatidão uma apreciação “somente menos” de uma “menos menos”.
Prótase (elevação máxima) vs. apódose (silêncio)
“Só interessa o sentido que for julgado”
Extensão vs. Intensão
Extensividade se refere ao mundo das coisas, oscila entre triagem e mistura.
tonicidademisturatriagematoniaextensãointensão
Intensidade (eixo vertical): vai da tonicidade para a atonia Extensividade (eixo horizontal): vai da triagem à mistura
A própria linguagem é assim, uma expansão sintagmática que é triada em um paradigma (dicionário).
A imprecisão do sistema analítico de direção do acento corresponde à imprecisão da entoação.
A imprecisão está associada à eficácia. O Rap precisa ser impreciso na melodia.
A prosódia fundamental veio da expressão, prosódia epistemológica
Prosódia Vocal
Na fala, melodia e letra são naturalmente compatíveis. Cancionistas ≠ músicos ≠ poetas. Ninguém é bom cancionista apenas porque é um bom músico ou bom poeta, mas porque exercitou a composição de canção.
Critérios musicais não são suficientes para tratar de canção.
musicalizaçãooralizaçãopassionalizaçãotematizaçãoS∪OS∩O
Musicalização: preferência da bossa nova Oralização: preferência do rap
Tematização
Morena de Angola – Chico
- aceleração
- notas ouvidas em conjunto
- exaltação, criação de um personagem (tema), identidade
- identidade entre motivos é equivalente à identidade entre atributos de uma personagem
- antídotos: 2ª parte, desdobramento (maneiras de criar alteridade)
Passionalização
- envolve situações passionais (não necessariamente a falta, sofrimento, disjunção com o objeto, mas também nostalgia, esperança).
- notas longas
- durar nas notas traz o foco para dentro de si
- alteridade
(Roland Barthes – Por onde começar?)
- separação:
- intervalos distantes
- diferença entre 1ª e 2ª parte (transposição de registro)
- antídotos:
- gradação: aumenta a previsibilidade e a espera. A gradação é uma tematização do passional. Saltos rompem a espera.
- salto compensado
A melodia é uma extensão estética da fala. Não se trata de imitação da fala. A canção cria novas inflexões plausíveis.